Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Luva que é capaz de diagnosticar infarto em menos de 4 minutos é testada no SUS

A luva “PhysioGlove”, que é capaz de diagnosticar infarto em menos de 4 minutos, é testada no SUS

Inovação em território brasileiro!

Uma luva capaz de detectar infartos em menos de 4 minutos começou a ser testada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Ela foi desenvolvida em Israel pelo grupo Commweel Medical e foi batizada de “PhysioGlove”. Inicialmente ela será testada no Hospital Municipal “Dr. José de Carvalho Florence”, e em breve ela deverá ser utilizada em outras cidades e na capital.  Ela começou a ser vendida internacionalmente em 2009.

O funcionamento da luva é bem simples. Mesmo sem a presença de um médico, o paciente veste a luva e a coloca sobre o peito (como na foto acima). Os eletrodos presentes na luva então captam os sinais vitais do paciente e os enviam para um notebook via bluetooth.

Assim que o exame fica pronto, ele é enviado via 3G para uma central da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), onde um médico analisa os dados e dá o diagnóstico em até quatro minutos. Esse sistema de diagnóstico à distância permite avaliar e medicar os pacientes no local em que eles estiverem, antes mesmo de chegar ao hospital, já que tudo é transmitido e analisado remotamente (só espero que o chip 3G não seja da TIM, hahaha).

De acordo com o diretor do Hospital Municipal, Marco Antônio da Silva, outras cinco luvas serão compradas para equipar todas as unidades de resgate de São José dos Campos.  “Após os testes, acredito que vamos adquirir mais luvas, pois além de salvar vidas, o equipamento ainda agiliza todo o atendimento, permitindo que o paciente seja encaminhado e até mesmo tratado antes mesmo de chegar ao hospital”.

O preço pode parecer salgado, já que cada luva custa 3000 reais e cada diagnóstico sai por 10 reais, mas na realidade esse é um custo ínfimo perto do “preço” de uma vida, fora que equipamentos pesados de diagnóstico custam muito mais do que isso.

É bom ver um pouco de tecnologia aparecendo em nossa rede de saúde pública tão precária. Espero que ela fique disponível para o resto do país o quanto antes!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Comments

Advertisement