Afim de reduzir roubos e golpes, Ebay toma medidas severas contra compradores brasileiros

Acredito que o Ebay seja conhecido por muitos brasileiros. O maior site de leilões do planeta trás diversas ofertas tentadoras de produtos e gadgets.

O problema é que não adianta, aonde brasileiro chega pode apostar que vai haver problemas, e não deu outra.

Há algum tempo o Ebay e seus vendedores tem tido muito problemas com compradores brasileiros. O motivo quase sempre é roubo de produto ou simplesmente estelionato/golpe. Normalmente envolve o brasileiro comprando um game, por exemplo, recebendo ele e abrindo um chamado no site de pagamentos PayPal para receber o dinheiro de volta, para assim ter recebido o produto de graça.

Como não existe maneira de verificar isso, normalmente o comprador ganha a causa, e o vendedor honesto sai no prejuízo.

Essa ferramenta deveria ser usada apenas em momentos de necessidade, mas um número muito grande de brasileiros tem feito a prática de maneira constante. O Ebay inclusive vê muitos casos em que o vendedor coloca um aviso de chegada na mercadoria e mesmo assim o comprador insiste em querer o seu dinheiro de volta como se o produto não tivesse chegado.

Tudo bem que a alfandega daqui é uma droga. Eu mesmo já comprei coisas que nunca chegaram ou ficaram presas na alfândega tempo demais (recorde de 3 meses), mas eu mesmo conheço pessoas que realizam a prática para roubar os vendedores mesmo.

Existem casos também em que o comprador espera o produto ser postado no correio para estornar a compra no cartão de crédito, com isso a compra é cancelada e o dinheiro volta, mas o produto que já foi enviado nunca mais é visto.

Isso não só tem gerado problemas com os compradores honestos, já que muitos vendedores se recusam a enviar para o país com medo de levarem  prejuízo, como também chamou a atenção do Ebay.

Para dar um basta, o site anunciou uma série de medidas que estão entrando em vigor com o objetivo de combater os compradores golpistas.

A primeira delas é que se um brasileiro abrir 5 disputas ou 3 devoluções de dinheiro sem conseguir comprovação, ou com o vendedor ganhando a causa, a conta será bloqueada por um período de 10 anos. Atualmente o Ebay tem exigido CPF com verificação durante o cadastro, justamente para dificultar a criação de contas falsas.

Outra medida envolve as contas novas. Todos os brasileiros que se cadastraram a partir de 01 de Janeiro desse ano não poderão mais participar de leilões no site. Só poderão comprar com a opção de “Comprar Agora” (Buy it Now).

Usuários recentes ou com conduta suspeita só poderão optar pelos fretes mais caros e com seguro. O problema é que normalmente a compra fica inviável, financeiramente falando, assim como dependendo do tipo de frete é certo que o produto será taxado.

Felizmente os usuários antigos e com boa conduta não sofreram as punições, mas caso os problemas continuem ou a conta desses antigos tenha atitude suspeita, o Ebay poderá aplicar punições ainda mais severas.

E esse é o poder do HUE, como sempre estragando tudo o que toca… Vergonha de ser brasileiro.

Via GameFM

Alan Motta Cardoso
Alan Motta Cardoso
Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games e tecnologia. Pode isso, Arnaldo?
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Showing 18 comments
  • Gustavo
    Responder

    Acho ridículo esse negócio de “vergonha de ser brasileiro”. Porra, acha que só brasileiro pratica esse tipo de crime? Por favor, né? Estados Unidos é um dos países onde mais se comete crimes desse tipo no mundo. Que complexo de brasileiro. Acha que os nossos problemas são só nossos, quando na verdade são coisas que acontecem em VÁRIOS LUGARES.

    • João Santana
      Responder

      “Estados Unidos é um dos países onde mais se comete crimes desse tipo no mundo.”
      Link com a estatística, por favor?

      • Gustavo Fernandes
        Responder

        Quando falo de crimes desse tipo, me refiro a “roubos”, e estou especialmente preocupado na comparação com os outros países ditos “desenvolvidos”.

        Link? http://www.blogdotony.net/241491

        • João Santana
          Responder

          Você está falando de roubo agora. O assunto do post não é roubo, mas golpe envolvendo a compra de um produto e a sustação do pagamento pelo intermediário de crédito.

          Pouco importa a sua preocupação com o comparativo dos crimes de roubo ao redor do mundo, importa é que você disse algo (“Estados Unidos é um dos países onde mais se comete crimes desse tipo no mundo”) e não tem como provar.

      • Gustavo Fernandes
        Responder

        Infelizmente não tive tempo de procurar por indíces de roubo. Mas o link que te passei dá ideia de como os Estados Unidos tem uma taxa de criminalidade relativamente alta se comparada com os outros países “desenvolvidos”.

  • Beto Caldas
    Responder

    Faz isso na hora da compra e depois faz 10x pior qd ta no jogo…

  • Responder

    tem vergonha de ser brasileiro, é só ir embora mermão!

    • TJ
      Responder

      Ja fui embora faz muito tempo…

  • Heverton
    Responder

    Engraçado esses patriotas de plantão aqui…. semelhante ao patriotismo típico de brasileiro em época de copa do mundo, canta o hino, pinta bandeira… mas é só até ali e pronto… não concorda? Vamos pôr alguma coisa em prática? Vamos ver como anda a fila de consulta no postinho de saúde ali debaixo? Vamos ali fazer protesto contra o líder da câmara? Não né… não aparece 1 né? Pois é… brasileiro é brasileiro até nessas horas, defende o patriotismo em comentário de notícia. Mas só em comentário de notícia…

  • Natasha Reis
    Responder

    Ainda bem que contas antigas e honestas não serão punidas, ainda. Nego vem falar que isso não acontece só no Brasil, verdade, porém acontece muito mais aqui. Governo corrupto e que arreia o honesto, reflete um povo que gosta das coisas com um jeitinho pra levar vantagem em cima do outro.

  • David
    Responder

    Tem td a razão de se envergonhar o dono do blog. eu tb tenho vergonha de ser brasileiro pela msm razão dele. por causa desses malditos levadores de vantagem. é o tipico fdp brasileiro q escolhe a coxinha 1mm maior na vitrine da lanchonete, o fdp q corta td mundo pelo acostamento qd a estrada esta congestionada.

    e o pior de tds os FDP são esses ai embaixo q justificam as suas atitudes de FDP pq nos outros paises tb se faz. e pro viado q te disse pra vc ir embora,simplesmente digo a ele , seu pederasta de merda , não iremos embora pq não queremos deixar esse lindo pais nas mãos de porcos imundos como vc,ainda temos esperança q um dia vc ou seus iguais aprendam alguma lição na vida e se tornem seres sociaveis e de etica.

  • allanhenr
    Responder

    O engraçado é que as duas publicações, referente aos usuários brasileiros no Ebay, é do mesmo usuário. No Tecnoetc e no Gamefm.
    Antes reclamarem dos brasileiros, acusando-os indiretamente – ou diretamente – de ladrão e estelionatário, VERIFIQUEM a veracidade as informações.

    Uma moça no blog do Gamefm entrou em contato com o SAC do Ebay, e a resposta foi:

    “Dear Laura,

    Thanks for contacting eBay. I hope you’re doing great while reading this message.

    I am sorry to hear about the information you received that Brazilian users are going be blocked from auctions. This is certainly not true. If there are any changes on the website, we will post it in our Announcements page and we will also notify you by email.

    You can check eBay announcements here:

    http://announcements.ebay.com/

    I sincerely hope this informations clears things out for you. Thanks for choosing eBay. We value your business. You have a wonderful weekend and we hope to see more of you in the future.

    Sincerely,

    Dulce D.

    eBay Customer Service”

    Sim, obviamente pode não ser verídico a informação do envio do e-mail, mas certamente, prefiro acreditar numa sociedade justa e verdadeira.

  • Victor
    Responder

    Só acho hipocrisia usar isso como motivo de vergonha por ser brasileiro.
    Não manipulamos países por dinheiro e petróleo, forjando atentados e guerras.
    Não matamos milhões de pessoas de outro país com bomba atômica.
    E isso os americanos fizeram, fazem, e com certeza farão por muito tempo.
    Na Europa, o que tem de máfia em qualquer lugar.. Política, Esporte, Televisão, não é brincadeira.
    No esporte, por exemplo, constantemente os campeonatos tem jogos anulados por fraude de resultado, por causa de aposta.
    Amigo, é mais fácil dizer que tem vergonha de ser humano.

  • Lucas Callero
    Responder

    To sussa então, minha conta é antiga e eu NUNCA abri disputa nem nada do tipo =)

  • Higo
    Responder

    Hue Hue BRBRBRBRBRBRBR

  • Raissa Kuzer
    Responder

    Correção: não é “afim” (que significa “semelhante”, ex: “Temos gostos afins”) e sim “a fim” (“com o propósito de”, ex: “A fim de reduzir golpes, eBay toma medidas”; ou “estar com vontade de”, ex: “Estou a fim de sorvete”.)

  • Laura Figueiredo
    Responder

    *Repostando meu comentário no site "original" da notícia*

    Gente, antes de começar a guera entre patriotas vs odiadores do Brasil, por favor VERIFIQUEM as informações. Entrei em contato DIRETO COM O SAC DO EBAY e me informaram que essa notícia é uma MENTIRA.
    Sem ofensas, mas vcs deveriam CHECAR as informações antes de publicá-las. Não é atoa que em nenhuma das noticias "fake" citam algum link oficial do ebay com a "notícia". Resposta do SAC do ebay:

    "Dear Laura,
    Thanks for contacting eBay. I hope you're doing great while reading this message.

    I am sorry to hear about the information you received that Brazilian users are going be blocked from auctions. This is certainly not true. If there are any changes on the website, we will post it in our Announcements page and we will also notify you by email.

    You can check eBay announcements here:

    http://announcements.ebay.com/

    I sincerely hope this informations clears things out for you. Thanks for choosing eBay. We value your business. You have a wonderful weekend and we hope to see more of you in the future.

    Sincerely,

    Dulce D.

    eBay Customer Service"

  • Maria Antonia Mendes
    Responder

    Fiz uma compra no Ebay e já paguei de 4 caixas de Estroven no dia 3/4/2013 e hoje é 22 de maio e ainda não chegou a mercadoria acho que me dei mal.Nunca mais na minha vida compro mais nada na internet.

Leave a Comment