Estudo mostra que plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi

Um estudo relativamente preocupante feito por 5 estudantes da escola Hjallerup, na Dinamarca, mostrou que plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi.

A ideia do estudo veio do fato dos estudantes terem notado que ao dormirem com o celular próximo de suas cabeças, eles tinham dificuldades para se concentrar nas aulas do dia seguinte.

Com o objetivo de testar os efeitos da radiação de celulares no cérebro humano, os estudantes idealizaram um estudo que utilizaria plantas, já que eles não tinham acesso a equipamentos de teste mais elaborados.

Foram então preparadas bandejas com sementes de agrião que foram colocadas em uma sala ausente de radiação (o máximo que eles conseguiram isolar, no caso). Outro grupo de sementes foi colocado próximo a dois roteadores. De acordo com os cálculos feitos pelos alunos, um roteador emite mais ou menos o mesmo tipo de radiação que um celular e em uma quantidade semelhante.

Os grupos foram analisados durante 12 dias. As plantas presentes na sala sem radiação tinham germinado e estavam bem, já as da sala com os roteadores estavam mortas ou não haviam crescido direito.

O estudo, apesar de ainda ser considerado amador, chamou a atenção do mundo e da internet, além da comunidade científica, é claro. Um professor de neurociências do Instituto Karolinska, localizado na Suécia, se ofereceu para replicar os testes em um ambiente laboratorial para confirmar os resultados encontrados pelos estudantes.

Ok, eu sei que ainda não é o fim do mundo para nós que vivemos com um monte de ondas e radiações passando por nossas cabeças, mas com certeza é algo que temos que ficar de olho. Quem sabe no futuro não descobrimos que esses aparelhos mais nos prejudicavam que ajudavam?

Alan Motta Cardoso
Alan Motta Cardoso
Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games e tecnologia. Pode isso, Arnaldo?
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Showing 6 comments
  • Paulo Raimundo
    Responder

    Ninguem se interessa por isto? lol não desliguem o wireless quando não o precisem não….

  • joao
    Responder

    germinei varias sementes na minha wifi aqui e nao aconteceu nada disso

  • Aurora Flor
    Responder

    É para se pensar!

  • Renata Sousa
    Responder

    Imagina o que não causa nos sere humanos!

  • Mebly Heinz
    Responder

    Acho que isso indica alguma coisa..

  • Pedro Lopes
    Responder

    Essa informação é algo impressionante pra mim. Jamais poderia imaginar que isso ocorreria na natureza. Interessante saber disso. Obrigado por compartilhar tal informação conosco

Leave a Comment