Apple WWDC 2013 – OSX Mavericks, novo MacBook Air, Mac Pro e iOS 7

WWDC

E aqui está o momento que muitos esperam há um ano. WWDC 2013 e suas novidades, que serão brevemente resumidas abaixo.

Me darei o direito de “pular” algumas coisas (até interessantes) que foram apresentadas no evento para falar bem brevemente dos anúncios de alguns dos produtos mais aguardados da indústria.

OSX-Maverick

Começando pela atualização do Mac OS X, com sua nova identidade que deverá ser mantida pelos próximos 10 anos. Depois de 10 anos de “Lions”, a Apple brinca com o nome “Sea Lion” (leão marinho) logo antes de revelar seu novo nome oficial: Mavericks.

Algumas das melhorias e otimizações:

MultipleDisplays

Melhor gerenciamento de múltiplos monitores;

Tags

Novo sistema de tags, onde você pode criar palavras-chave para organizar seus documentos e arquivos;

Safari

Safari muito mais rápido, até 1.44x mais do que o Chrome, e com muito menos consumo de memória e CPU;

advanced

Incrível gerenciamento de CPU e memória que promete aumentar muito a duração da bateria;

Notifications

Notificações  na lockscreen e atualizações de apps em background;

iBooks

iBooks agora disponível no Mac;

MapsCalendar

Melhorias no Maps e Calendar

 

MacBookAirO novo MacBook Air de 11 polegadas tem o tempo de duração de bateria de 9h, contra 5h do modelo anterior. O de 13 polegadas tem 12h, vs 7h do antigo.

Battery

Agora equipado com a 4a geração de processadores i5 e i7, GPU Intel HD Graphics 5000, até 40% mais potente que o modelo anterior, e até 8GB de RAM. Novo Wi-Fi 802.11ac, até 3x mais rápido. Opção de até 512 GB de armazenamento em Flash, 9x mais rápido que HD “comum” e 45% mais rápido que o MacBook anterior. Já está disponível nos EUA.

MacPro

 O novo Mac Pro é sem dúvidas o produto mais surpreendente da Keynote. Com apenas 1/8 do tamanho do clássico modelo antigo, ele possui DUAS placas de vídeo AMD FirePro de até 6GB CADA, com poder de processamento de 7 teraflops, contra os 2.4 do modelo anterior, capaz de conectar 3 monitores em 4K. Até 12 cores de processamento 2x mais rápido do que o modelo anterior. Armazenamento em discos da nova geração de Flash PCIe 2.5x mais rápido que SSD sata. Estará disponível esse ano ainda (nos EUA).

iOS

O iOS 7 foi quem mais recebeu atualizações. De acordo com a Apple, foi a maior atualização da história do sistema operacional. O design foi completamente modificado, e muitas novas features adicionadas.

iOSNem vou tentar descrever essas modificações, o ideal é ver em vídeo. Resumidamente:

Control Center: Ligue e desligue modo avião, Wi-Fi, Bluetooth, trave orientação, ajuste brilho, controle sua música, se conecte ao AirPlay e abra aplicativos como lanterna, calculadora, chronômetro e calculadora.

Notification Center: Veja emails não lidos, chamadas não atendidas e outras informações como aniversários, previsão do tempo e trânsito.

Multitasking: Agora mais inteligente, ele “aprende” os aplicativos que você costuma lançar e determinadas horas do dia e os deixa atualizados e carregados, prontos para visualizar.

Câmera: 4 modos – normal, vídeo, panorama e quadrada. Basta fazer um swipe para mudar entre elas. Agora existem filtros pré carregados para pós produção das fotos.

AirDrop: Compartilhe fotos, documentos, vídeos, contatos e qualquer coisa com opção “Share” com pessoas no mesmo local.

Safari: Muito mais rápido e otimizado, finalmente com campo de busca unificado e oculto até que você precise dele. Swipe para avançar ou voltar as páginas e novo design de abas, que permite inclusive visualização de histórico de outros aparelhos.

iTunes Radio: Streaming de estações de rádio para descobrir e conhecer novas músicas e artistas.

Siri: Novo visual, nova voz, masculina e feminina, e em novos idimoas. Agora com novos comandos de vós, inclusive para executar alterações de configurações do sistema operacional, como brilho de tela.

A atualização estará disponível no outono americano, entre os meses de setembro e novembro (sem data certa).

Você pode assistir na íntegra ao vídeo da Keynote clicando nesse link.

 

Tiago Cotrim
Tiago Cotrim
He loves cats. He loves every kind of cat. Formado em Ciências Aeronáuticas (?), quase piloto de avião, um toque de designer, parcialmente fotógrafo e editor nas horas vagas. Ah, ele cisma que é um Cylon.
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Comments
  • Gil Fernandes
    Responder

    Mas afinal, vale a pena trocar meu antigo macbook air pelo lançado agora? Tirando a bateria, não achei as outras atualizações tão significativas. O novo sistema estará disponível para download para usuários do macbook air antigo?

Leave a Comment