Novo sistema de LEDs para bicicletas promete revolucionar passeios noturnos

Com certeza um dos maiores problemas de se andar de bicicleta a noite é ser visto pelos carros na rua. Existem diversas lanternas e olhos de gato que ajudam bastante, mas mesmo assim pode não ser o suficiente.

Foi pensando nisso que dois amigos, Kent e Adam, moradores de São Francisco, nos Estados Unidos, tiveram a ideia de criar a Revolights. O objetivo era justamente criar um sistema de iluminação revolucionário que acabasse de uma vez por todas com o problema dos ciclistas não serem vistos na rua.

E foi assim, com uma ideia e um protótipo na mão que eles criaram uma página no Kickstarter para angariar fundos no início de Maio e conseguiram com uma bela folga. Com isso o projeto pôde ser financiado e agora está disponível para todos que quiserem comprar em revolights.com.

 

O sistema é bem simples. Trata-se de um anel de luzes LED que são instalados tanto na roda de trás quanto da frente da bicicleta. Quando a roda começa a girar, o sistema sabe aonde está a “frente” da roda e acende apenas os LEDs correspondentes. É tudo tão rápido que ele cria um feixe de luz constante. A energia vem de uma pequena bateria que pode ser carregada via USB, como as luzes são LED, o consumo é muito baixo e a autonomia grande.

As Revolights podem ser instaladas em praticamente qualquer tipo de bicicleta (exceto nas que tem pneus off-road muito grossos) e já cativou muitos amantes do ciclismo noturno nos EUA. O único porém é o preço: o kit para as duas rodas custa 229 dólares (cerca de 495 reais), o que é bem salgado. Mas existe a vantagem dela ser desmontável, ou seja, se você trocar de bicicleta você poderá tirar as luzes de sua antiga e colocar na nova, fora que pelo fato de ser LED, elas vão durar muitos e muitos anos.

Veja um vídeo mostrando elas em ação:

Alan Motta Cardoso
Alan Motta Cardoso
Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games e tecnologia. Pode isso, Arnaldo?
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Showing 15 comments
pingbacks / trackbacks

Leave a Comment