Piloto automático em carros, sim nós podemos!

Imagem: Tesla Motors

Pode parecer surreal, mas o tão sonhado carro que dirige sozinho pode estar mais perto do que nós imaginamos. Acompanhe o twit de Elon Musk, CEO da Tesla Motors:

É isso mesmo que vocês acabaram de ler: a Tesla está procurando engenheiros interessados em trabalhar em carros autônomos, ou seja, carros que “se dirigem sozinhos”! Esse é um projeto ambicioso que Musk já tinha mencionado em maio à Bloomberg, que a empresa eventualmente desenvolveria a sua própria tecnologia de “auto condução”. Para os fãs de ficção científica – ou para quem odeia dirigir – este é um verdadeiro sonho e a Tesla entrou na corrida para ver quem produz os carros auto-condutores primeiro.

A Nissan, no mês passado já tinha anunciado que em 2020 começará a vender os carros com esta tecnologia, enquanto isso, o Google também tem avançado nesta área e não tem medido esforços para desenvolver o seu próprio carro autônomo. A Tesla é uma empresa relativamente nova, criada em 2003 em Palo Alto, o foco dela sempre foi unir tecnologia, sustentabilidade e carros. Com isso, ela tem visto o seu valor de mercado superar 20 bilhões de dólares este ano e tem a intenção de se tornar a maior vendedora de automóveis elétricos, usando uma tecnologia desenvolvida por eles.

Os fanáticos por carros se alvoroçaram na web e houve quem o declarasse como um novo deus da tecnologia: “A história de Elon Musk é impressionante para dizer o mínimo. Tenho certeza que nós ainda vamos ouvir muito da Tesla e ela vai revolucionar o mercado de automóveis mundial” – comenta Danilo Vasconcelos, que é especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus.

ABAIXO O CONVENCIONAL

Musk é conhecido como o uma pessoa que não segue as tradições da indústria de automóveis americanas. Bem, basta olhar o anúncio de emprego que ele colocou no twitter para ter certeza sobre esta afirmação. Musk é um empreendedor nato e é o co-fundador da PayPal Inc. Como todo gênio, ele é meticuloso quanto a palavra que deve ser usada para falar sobre os carros auto-condutores: “Eu prefiro a palavra ‘piloto automático’ mais do que ‘auto-condutor’” – disse ele em entrevista a Bloomberg. De qualquer forma, podemos esperar grandes coisas da Tesla Motors e também de Musk.

Julia Ourique Medici
Julia Ourique Medici
Júlia Ourique Medici é estudante de jornalismo, viciada em tecnologia, games e cultura. Mas como a área da comunicação é vasta e com empregos de sobra, sabe sapatear, tocar violão e colocar piso.
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Showing 2 comments
  • Plinio Averbach
    Plinio Averbach
    Responder

    Henrique Nery

  • Danilo Andre
    Danilo Andre
    Responder

    “Corrida pelo futuro”?, pensei ter lido ‘empresas de corrida no futuro’. Para que servem os pilotos de automobilismo nos carros modernos de Fórmula1? Só para arriscar as vidas deles mesmo…

Leave a Comment