Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Conheça a revolucionária técnica de pintura hidrográfica

Conheça a revolucionária técnica de pintura hidrográfica (water transfer printing) que permite que objetos sejam pintados com estampas e desenhos em poucos minutos!

Normalmente quando uma pessoa quer pintar um objeto com desenhos complexos ou elaborados ela tem que escolher um dos dois caminhos: pintura à mão ou envelopamento (cobrir o objeto com adesivo).

Mas bom, o que muita gente não sabe é que existe uma outra técnica muito interessante ainda pouco utilizada chamada de pintura hidrográfica (water transfer printing), em que uma película contendo o desenho ou estampa desejado é colocado em um líquido especial que ao entrar em contato com a peça tem a tinta transferida quase automaticamente.

Explicando um pouco melhor a técnica, essa película é solúvel em água e dissolve em contato com o líquido presente no tanque. Depois de ser dissolvida, ela fica boiando na superfície do líquido. O objeto a ser pintado recebe um pintura base para que a tinta dessa película seja aderida, com isso é só imergir o objeto com cuidado que a pitura é feita! Por fim um verniz é aplicado só para manter a durabilidade da pintura. Pura química! ;-)

Essa técnica não é nova, apesar de ainda ser incomum, principalmente devido ao seu preço que ainda é muito elevado (dependendo do tamanho da peça, a pintura pode custar de 1500 a 15 mil reais). A princípio qualquer tipo de objeto que possa ser imerso em água pode ser pintado dessa forma, como plásticos, metais, fibra de vidro, cerâmica e etc, sendo muito utilizada no ramo de tuning e personalização de veículos.

Confira abaixo um vídeo mostrando toda a “magia” da pintura hidrográfica. É de derrubar o queixo!

Comments

Advertisement