Facebook comprará a empresa fabricante do Oculus Rift por US$ 2 Bilhões

Foi anunciado hoje pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que a empresa por trás da rede social vai comprar a Oculus VR, a responsável pela pequena maravilha que é o Oculus Rift, pela bagatela de 2 BILHÕES de dólares. Nas palavras do próprio Mark:

Mobile é a plataforma de hoje, e agora nós estamos nos preparando para as plataformas do amanhã. Oculus tem a possibilidade de criar a maior de todas as plataformas sociais, e mudar a forma como nós nos comunicamos, trabalhamos e jogamos.

A equipe da Oculus também está super animada para trabalhar com o tio Mark, também pudera, em cerca de dois anos foram de zero a sucesso no Kickstarter, e agora produto do Facebook, por uma pequena fortuna. O acordo será fechado nos próximos meses, e foi feito através de 400 milhões de dólares em dinheiro, e o resto em ações da empresa, que não são baratas. O co-fundador da Oculus VR, Brendan Iribe, declarou:

Estamos animados para trabalhar com Mark e a equipe do Facebook para trazer a melhor e maior plataforma de realidade virtual de todas. Nós acreditamos que a realidade virtual será fortemente definida pelas experiências sociais que conectam as pessoas de forma mágica. É uma tecnologia que transforma as pessoas e pode fazer com que o mundo alcance o impossível, e isso é só o começo.

Agora, acho que já está mais do que claro que o Facebook fez isso para desenvolver um concorrente para o Google Glass…

Mark Zuckerberg fez um comunicado oficial, também no Facebook. Aí vai a tradução:

Estou animado para anunciar que concordou em adquirir a Oculus VR , líder em tecnologia de realidade virtual.

Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado. Nos últimos anos, isso significou a construção de aplicativos móveis que ajudam a compartilhar coisas com as pessoas que você gosta . Nós temos muito mais a fazer no celular, mas neste momento sentimos que estamos em uma posição em que podemos começar a se concentrar no que as plataformas que virão a seguir para termos experiências ainda mais utéis, divertidas e pessoais.

E é daí que vem o Oculus. Eles trabalham com a tecnologia de realidade virtual, como headset Oculus Rift. Quando você colocá-lo, você entra em um ambiente gerado por computador completamente imersivo , como um jogo ou uma cena de filme ou de um lugar muito distante. A coisa mais incrível sobre a tecnologia é que você sente como se estivesse realmente presente em outro lugar, com outras pessoas. As mesmas pessoas que tentam fazer com que seja diferente de tudo que já experimentaram em suas vidas.

A missão da Oculus é fazer você experimentar o impossível. Sua tecnologia abre a possibilidade para tipos de experiências completamente novas.

Jogos imersivos serão os primeiros, e Oculus já tem grandes planos para isso que não serão interrompidos, e esperamos até acelerar esse processo. O Rift é muito aguardado pela comunidade de gamers, e há um grande interesse dos desenvolvedores no dsenvolvimento para esta plataforma. Vamos concentrar em ajudar a Oculus a construir seu produto e desenvolver parcerias para apoiar mais jogos. Oculus continuará operando de forma independente dentro do Facebook para conseguir isso.

Mas isso é apenas o começo. Após os jogos, vamos fazer da Oculus uma plataforma para muitas outras experiências. Imagine desfrutar um assento lateral da quadra em um jogo, estudando em uma sala de aula de alunos com professores de todo o mundo ou a consulta com um médico face- a-face, apenas colocando os óculos em sua casa.

Esta é realmente uma nova plataforma de comunicação. Ao sentir verdadeiramente presente, você pode compartilhar espaços ilimitados e experiências com as pessoas em sua vida . Imaginem compartilhar não apenas momentos com seus amigos on-line, mas as experiências e aventuras inteiras.

Estes são apenas alguns dos usos potenciais. Ao trabalhar com os desenvolvedores e parceiros em toda a indústria, juntos, podemos construir muito mais. Um dia, nós acreditamos que esse tipo de, realidade aumentada imersiva vai se tornar uma parte da vida diária de milhões de pessoas .

A realidade virtual já foi um sonho de ficção científica. Mas a internet também já foi um sonho, e para trazer a idéia para a realidade surgiram computadores e smartphones. O futuro está chegando e nós temos a chance de construir isso juntos. Eu mal posso esperar para começar a trabalhar com toda a equipe da Oculus para trazer esse futuro para o mundo, e para desbloquear novos mundos para todos nós.

É bom saber que o Oculus Rift não vai acabar, mas é sempre preocupante quando uma empresa pequena acaba sendo comprada, e perde toda a liberdade criativa, porque os acionistas são mais importantes do que tudo. Vamos ver o que o futuro nos aguarda.

Luiz Felipe Alves
Luiz Felipe Alves
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
Recommended Posts

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Leave a Comment