Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Sony Xperia Z Ultra: Unboxing e Review [+ Android 4.4 Kit Kat]

O TECNOetc faz o unboxing e análise do Xperia Z Ultra, o novo phablet da Sony (uma mistura de phone com tablet). Além falarmos sobre o aparelho, mostramos também algumas das novidades presentes na nova versão do Android, a 4.4 (Kit Kat). Confira nosso review escrito e em vídeo!

Confira o nosso review escrito abaixo ou o review em vídeo no final desse post.

Smartphone ou Tablet? Essa é a dúvida que passa pela cabeça de muitas pessoas ao verem o Sony Xperia Z Ultra. Chamado no meio tecnologico de phablet, uma junção das palavras phone (telefone) com tablet, ele é uma espécie de meio termo entre os dois: pequeno demais para ser chamado de tablet, grande demais para ser chamado de telefone.

Sendo um aparelho de nicho, as 6.4 polegadas da tela do Z Ultra impressionam! Muitos smartphones considerados grandes ficam parecendo brinquedo pelo dele. E com uma resolução de 1920 x 1080p (Full HD) a sua tela com certeza é um de seus grandes atrativo. Possuindo um display Triluminos, uma nova tecnologia da Sony, as cores e detalhes quase saltam da tela, com cores vibrantes e imagens nítidas. É possível notar uma diferença em nitidez e qualidade em relação até mesmo a outros aparelhos da linha Xperia que não possuem esse tipo de display.

E uma tela grande de alta resolução precisa de um processador a altura. Armado com uma CPU Quad-Core 2.2 GHz Krait 400 a última coisa que você verá no Z Ultra é lentidão. Ele tranquilamente consegue abrir vários aplicativos ao mesmo tempo sem queda de desempenho. A navegação é fluida e sem travamentos. E o processador, em conjunto com uma GPU Adreno 330, ligeiramente melhor que a do Xperia ZQ, mostram um excelente desempenho em vídeos e jogos. O Z Ultra consegue rodar vídeos em Full HD perfeitamente e testamos dois jogos considerados bem pesados, Real Racing 3 e Table Top Racing, sem problemas também. E graças ao novíssimo Android 4.4 Kit Kat, pudemos utilizar cada pixel da tela sem que a barra de botões do sistema nos atrapalhasse. Isso é uma novidade da versão 4.4 Desde a 4.0, Ice Cream Sandwich, os aplicativos não ocupavam a tela toda devido a essa barra e não havia nada que pudesse ser feito para esconde-la.

Falando no sistema, ele vem de fábrica com Android 4.2 (Jelly Bean), mas assim que você o conecta a internet ele prontamente já avisa que existem updates disponíveis. Todos os updates de sistema e de aplicativos nativos são feitos diretamente via Wi-Fi ou 3G, sem a necessidade de conexão com o computador. Até o momento ele está com a última versão disponível do Android, a 4.4 (Kit Kat), que faz uma bela diferença em seu desempenho, então não deixe de fazer os updates em seu aparelho regularmente.

Mas e a câmera? Bom, a câmera dele eu diria que poderia ser um pouco melhor. A traseira é de 8 MP e a frontal de 2 MP, ambas filmando em 1080p Full HD, nada mal, mas ela é inferior a de outros aparelhos da linha Xperia (o ZQ, por exemplo, vem com uma de 12 MP). Além disso, faltou um LED para tirar fotos no escuro, um esquecimento inaceitável, na minha opinião. Tirando isso a câmera é razoável, não fazendo nenhum tipo de milagre, cumprindo com a sua função. Só não tem como tirar fotos a noite…

Espaço interno o Z Ultra tem de sobra. Com 16 GB internos (12 GB disponíveis para o usuário), você não dificilmente precisará ficar apagando aplicativos, músicas ou fotos. Além disso, é possível expandir ainda mais seu espaço interno através de seu slot MicroSD que aceita cartões até 64 GB.

Falando em aplicativos, o Z Ultra vem com uma gama de apps nativos exclusivos da Sony, que melhoram a experiência do usuário, como Walkman, Álbum, Vídeo, entre outros. Existe até um app com guia de TV 100% compatível com a programação brasileira, para você não perder mais nenhum programa. Ele já vem com TrackID e Track ID TV, ambos para identificação de músicas e programas de TV, respectivamente. É só estar conectado a internet e fazer com que o aparelho ouça o que está tocando ou passando na TV para que o resultado apareça. Infelizmente o Track ID TV ainda não é compatível com a programação brasileira.

Além disso, o phablet também possui TV Digital, que infelizmente é outro ponto negativo. O problema está na qualidade. Por algum motivo a resolução em que é recebida o sinal é muito abaixo da sua majestosa tela Full HD, que é de 320 x 240, então a imagem fica horrenda! E, como ele não tem antena, é necessário utilizar um fone de ouvido para sintonizar os canais. Os mais saudosistas irão gostar de saber que ele tem suporte a rádio FM, que funciona bem e também usa o fone como antena.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Outro trunfo do Z Ultra é a sua resistência a água. Ele possui uma série de “portinhas” que escondem suas entradas laterais. Tal vedação é importante para que o aparelho continue funcionando debaixo d’água. Mas não vá pensando que você pode sair afundando ele em qualquer lugar pois ele só aguenta até 30 minutos submerso e apenas em água doce. Nada de leva-lo a praia, hein?

A sua carcaça é de excelente qualidade e possui um aspecto que remete vidro, dando um toque de elegância, mas que fica facilmente cheia de digitais. Sua bateria de 3050 mAh não é removível, o que o permite ser extremamente leve e fino, pesando apenas 212g, menos que muitos dos smartphones lideres de mercado, e muito menores que ele.

Para finalizar, ele tem suporte a 4G e usa Micro SIM card (apenas tem slot para um chip) . Mas vale lembrar que aparelhos comprados no exterior não aceitam a nossa banda de 4G, que é diferente do resto do mundo.

Dentro da caixa, além do aparelho, vem um carregador com cabo USB removível e fone de ouvido intra auricular. Existe um dock para Z Ultra, que pode ser adquirido separadamente, que carrega o aparelho e o coloca em modo multimídia.

No geral, o Sony Xperia Z Ultra não decepciona, mas peca na falta de LED para a câmera e qualidade na TV Digital. Seu tamanho pode intimidar os compradores e ele realmente não cabe no bolso de qualquer pessoa, sendo mais adequado para bolsas ou mochilas. Não diria que é um bom substituto para um smartphone, mas acho que é uma boa alternativa para um tablet ou segundo aparelho.

Especificações:

Sistema: Android OS, v4.2 (Jelly Bean), atualizável para 4.4 (Kit Kat)
Processador: Quad-Core 2.2 GHz Krait 400
Memória RAM: 2 GB
GPU: Adreno 330
Tela: LCD de 6.4 polegadas, 1920 x 1080 pixels (Full HD)
Câmera Traseira: 8 MP (Filma em Full HD 1080p)
Câmera Frontal: 2 MP (Filma em Full HD 1080p)
Espaço Interno: 16 GB (12 GB disponíveis para o usuário). Entrada para MicroSD de até 64GB
Bateria: 3050 mAh
Rede: 4G
Chip: Single chip – Micro SIM
Peso: 212g
Dimensões: 179 x 92 x 6.5 mm
Preço: 1700 ~ 2200 reais
Extras: Display Triluminos; resistência à água 1 metro água doce por 30 minutos; Rádio FM

Veja também o nosso review em vídeo:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Gostou? Não deixe de se inscrever em nosso canal, clicar em gostei e compartilhar com os amigos. ;-)

Qualquer dúvida não deixe perguntar nos comentários.

Comments

Advertisement