Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Curiosidades

Cientistas criam vaginas em laboratório para combater síndrome rara

Cientistas estão criando vaginas em laboratório para ajudar meninas que nasceram com síndrome genética rara.

Quando dizem que no futuro poderemos criar qualquer tipo de órgão em laboratório é porque realmente poderemos fazer de tudo mesmo!

Cientistas do Wake Forest Baptist Medical Center, localizado na Carolina do Norte, Estados Unidos, conseguiram implantar com sucesso vaginas criadas em laboratório em meninas de 13 a 18 portadoras da rara síndrome genética Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, ou MRKH (sim, esse é o nome da síndrome), onde a vagina e o útero não se desenvolvem corretamente ou até mesmo estão faltando.

E as cirurgias foram um sucesso. As pacientes receberam os implantes e ficaram em observação durante 8 anos. Todas elas não tiveram problemas ou rejeições e os órgãos apresentação funcionamento normal durante todo o período observado.

Nesse processo, Anthony Atala, médico responsável pela equipe de pesquisas, explica que foram retiradas células da região genital dos pacientes que foram levadas ao laboratório onde foram reproduzidas e literalmente esculpidas no formato do órgão das pacientes. Após seis semanas de crescimento em laboratório, os órgãos foram implantados e as células gradativamente substituídas pelo organismo do paciente. Inclusive as pacientes reportaram vida sexual normal, livre de dor ou problemas, e ficaram muito satisfeitas com o resultado.

Anthony comemorou o fato de órgãos criados em laboratório terem sido implantados sem problemas em humanos. “Essa pode ser uma nova opção para pacientes que necessitem de reconstrução vaginal e nossos estudos podem servir de base para a implantação de outros órgãos não vitais criados em ambiente laboratorial”.

Comments

Advertisement