Quanto tempo devo investir no conteúdo do meu blog?

Quanto tempo devo investir no conteúdo do meu blog?

Quem investe em um blog deve saber o quanto o conteúdo é relevante, pois sem um bom conteúdo, não há tráfego e atração de leitores. Até mesmo a utilização das técnicas de SEO pode ser irrelevante se não existir comprometimento com a qualidade das informações. Por isso, ao criar um blog(separamos esse passo a passo para você) é importante dominar o conteúdo em questão e assim transmitir mais autoridade e credibilidade nas postagens.

A importância de investir em conteúdo de qualidade

O tempo de investimento em bom conteúdo é importante, pois exige pesquisa. Mesmo que você tenha um amplo domínio a respeito do assunto que vai abordar, pesquisar é fundamental. Para se ter uma ideia, os blogs atualmente correspondem a uma importante fonte de informação. Eles já são tão relevantes quanto outras mídias, tais como revistas, rádio e jornais. Inclusive, muitos blogs atuam como ferramentas de jornalismo. Por isso, apurar a veracidade do seu conteúdo deve ser regra número um para ter credibilidade.

O tempo de investimento

Investir em conteúdo não pode ser visto como perda de tempo. Pelo contrário, é ter a certeza de que você vai entregar um produto de qualidade. É difícil afirmar quanto é o tempo ideal para você investir em conteúdo, pois isso pode variar de blog para blog, e pode variar também conforme o tipo de assunto que você aborda. Digamos que o ideal é você investir uns 80% do seu tempo para melhorar a qualidade e outros 20% para melhorar detalhes técnicos e visuais do blog.

Não deixe de pesquisar

Um assunto pode se tornar mais interessante quando é embasado em  boas fontes de pesquisas. Se você tem, por exemplo, um blog que fala sobre futebol, é interessante trazer curiosidades históricas a respeito de um determinado time, campeonato ou atleta. O tempo para você pesquisar vai depender das suas fontes. Por isso, uma boa postagem rica em texto, imagens e vídeos, geralmente demora mais para ser elaborada. Em tais situações, ter um calendário de postagens é uma das melhores maneiras para você organizar seu conteúdo em tempo hábil, sem precisar deixar de pesquisar os temas e atualizar o blog.

Planeje a sua produção de conteúdo

E por falar em calendário, no WordPress, por exemplo, é possível fazer o agendamento de postagens. Assim você tem condições de programar postagens para dias e horários específicos. Os benefícios de um calendário são vários. Entre eles é possível mencionar:

Melhor frequência de atualizações

As pessoas não apreciam acompanhar blogs com atualizações raras e esparsas. O ideal é manter uma frequência com dias e horários devidamente determinados. Ter os dias certos para postagens auxilia você a organizar o seu tempo para investir nas pesquisas. Ou seja, com o agendamento você estipula prazos.

Sem repetição de palavras-chaves e temas

Utilizar as palavras-chaves de maneira correta é um dos pilares das técnicas de SEO. Porém, a repetição excessiva pode ser um problema. Com um calendário de postagens, você evita repetir os temas já abordados e garante mais organização da sua produção de conteúdo.

Formatos diferenciados de conteúdo

Quando você consulta o seu calendário de postagens, é possível evitar também a repetição de formatos de postagem. Um exemplo disso: Se a publicação anterior foi um artigo, a próxima poderá ser um vídeo. Outros formatos que você pode explorar para diversificar as suas postagens são e-books, podcast e infográficos. A variação de formatos é uma excelente estratégia, pois evita que o seu blog se torne repetitivo.

Além disso, variar os formatos pode abranger um maior número de leitores, pois alguns preferem mais textos, enquanto outros se sentem mais à vontade com vídeos ou imagens.

A criação de um calendário de postagens

Além do WordPress, sabemos também que outras plataformas apresentam possibilidades de agendamento de postagens. Mas para saber quais dias você vai agendar as publicações, é possível utilizar várias ferramentas.

Nesse caso, o Google Drive tem uma ferramenta de planilhas bastante eficiente. O Google Calendar também traz possibilidades interessantes. E no caso do WordPress, caso você não queira usar a funcionalidade nativa, vale mencionar que é possível instalar nele um plugin para organizar calendários como o Editorial Calendar. Após escolher a ferramenta mais adequada para as suas necessidades, você deve:

Estipular uma frequência de publicação

Quantas postagens deverão ser feitas por dia? De quanto em quanto tempo? Para saber isso, você vai ter que pensar no seu público e no tempo de pesquisa para as publicações. Os horários e os dias da semana também dependem de alguns fatores, tais como o formato do conteúdo e o perfil dos usuários que acompanham o seu blog.

Conclusão

Por tudo isso, o tempo que você vai investir no conteúdo do seu blog é precioso. Organize momentos para efetuar pesquisas e garantir postagens interessantes e criativas. Lembre-se: o conteúdo é o melhor produto que você tem a oferecer para os seus leitores e na internet, é o conteúdo quem determina o sucesso do seu projeto.

Alan Motta Cardoso
Alan Motta Cardoso
Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games e tecnologia. Pode isso, Arnaldo?
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