Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Notícias

Irã bloqueia o Google e prepara rede própria no país

Irã bloqueia acesso ao Google e prepara rede de buscas própria para o país.

O Irã está botando em prática um grande plano para estabelecer a sua própria “rede de informação nacional”.

Com isso, ele está bloqueando diversos sites como o Facebook e o YouTube e criando suas próprias versões substitutas. O último alvo foi o Google. E isso inclui não só o site do Google como todos os seus serviços associados, como o Gmail, por exemplo.

De acordo com o vice-ministro de tecnologia e comunicação do país, Ali Hakim-Javadi, essas medidas foram tomadas visando a segurança da população, visto que eles consideram a internet muito insegura. A oposição alega que a medida na realidade quer censurar a internet e impedir os iranianos de saberem a verdade sobre o atual governo.

A agência ISNA (Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos) acredita que o Google foi bloqueado por causa da veiculação do vídeo “Inocência dos Muçulmanos”, que pode ser visto no YouTube, que gerou uma grande polêmica nos países islâmicos.

A única maneira que a população encontra para burlar o bloqueio é através do uso de VPNs, que “enganam” os provedores nacionais e fazem com que as pessoas possam acessar os sites proibidos através do IP de outros países. Mas mesmo assim o governo está fazendo de tudo para impedir o acesso ao maior número de VPNs possível.

Até o momento o bloqueio dos sites é permanente, e a princípio não há nenhum sinal de que eles poderão ser liberados de novo.

 

Comments

Advertisement