Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Aplicativo da Receita Federal agora permite o envio de Imposto de Renda. Aprenda a fazer a declaração!

O aplicativo da Receita Federal de simulação do Imposto de Renda foi atualizado e permite o envio da declaração diretamente pelo smartphone ou tablet. Aprenda como fazer o envio da sua declaração. Confira!

Quem acompanha o TECNOetc deve lembrar que há algum tempo atrás falamos de aplicativo simulador de declaração de Imposto de Renda que foi lançado pela Receita Federal.

Inicialmente, ele só servia mesmo como simulador, pois não era possível enviar sua declaração por ele, apesar de haver interesse por parte da Receita para que isso acontecesse no futuro.

Pois bem, isso aconteceu bem mais rápido do que imaginávamos  Desde o dia primeiro de abril (pois é… hehe) o aplicativo foi atualizado de modo que já é possível enviar sua declaração diretamente pelo app. Vale lembrar que ele está disponível para iOS e Android, para smartphones e tablets, mas só é válido para pessoas físicas no momento.

Atenção para um detalhe: O aplicativo não pode ser utilizado por pessoas que tem rendimento no exterior ou ganho com ações, rendimento com aplicações em renda fixa e ganhos que vieram de outras pessoas físicas. O app ainda não aceita esse tipo de dado e a declaração deverá ser feita “pelas vias normais”.

Caso você não tenha baixado o aplicativo, busque por Receita Federal na App Store ou Google Play (antigo Android Market). Ele é gratuito.

O aplicativo na verdade é um “caminho” para dentro do site da receita. No momento, por questões de compatibilidade, é necessário estar online para fazer a declaração. Futuramente o app será “fechado” e a declaração será feita diretamente nele. Vamos então a um breve tutorial de como fazer sua declaração:
    1. Com o aplicativo já baixado e instalado, clique na opção “m-IRPF” dentro do app. Você então será direcionado ao site da Receita Federal pelo browser do seu aparelho.
    2. Leia os termos da Receita Federal. Aceitando eles, clique em “Fazer a declaração”. Informe seus dados e você será transferido para a tela de inserção de fontes pagadoras, dependentes financeiros e todas as outras informações presentes nas declarações de Imposto de Renda.
    3. Ao terminar a declaração e enviar, é só ir na opção “Consulta Restituição” para verificar se sua declaração está na base de dados da Receita Federal, se você por acaso caiu na “malha fina” e/ou quando será disponibilizado sua restituição..

Em caso de dúvidas, existe uma opção chamada de “Perguntão IRPF 2013″ e “Quiz”, onde você poderá se informar. A opção “Orientações Gerais” também possui diversas informações sobre como fazer a declaração.

Vale lembrar que o prazo para envio é de até dia 30 de Abril. Quanto antes você declarar o Imposto de Renda, mais rápido chegará a sua restituição. ;-)

Comments

Advertisement