Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Cientistas conseguem pela primeira vez teletransportar um objeto macroscópico

Cientistas chineses e alemães conseguem pela primeira vez teletransportar um objeto macroscópico

O teletransporte com certeza é o sonho de todo o amante de ficção científica. A possibilidade de poder ir para qualquer lugar em um piscar de olhos com certeza é tentadora.

A capacidade de teletransportar objetos não é nova. Cientistas já foram capazes de transferir fótons individuais e íons individuais. Essa semana, cientistas chineses e alemães afirmaram que foram capazes de pela primeira vez realizar o teletransporte de um objeto macroscópico. O teletransporte quântico, como é chamado, é uma técnica que transfere os estados quânticos de objetos entre duas distâncias.

Os pesquisadores usaram dois pedaços de rubídio com cerca de 1 mm de raio, distantes 50 cm um do outro. O objetivo era transmitir uma excitação quântica entre os pedaços. Eles utilizaram dois fótons para teletransportar a mudança de estado, que deu certo em 88% das tentativas, um grande sucesso!

O foco do estudo não era o de transportar objetos e sim o de estudar a possibilidade de computadores quânticos. Computadores quânticos podem revolucionar o planeta, pois seriam capazes de muito mais processamento e armazenamento de dados em um pequeno espaço. E as velocidade seriam muito maiores já que a informação iria literalmente ser teletransportada de um lugar para o outro. Como as distâncias são pequenas, seria muito mais viável que um teletransporte de humanos, por exemplo.

“É a primeira teletransportação quântica envolvendo objetos macroscópicos. Esse tipo de teletransportação de objetos complexos é obviamente um sonho distante, especialmente para os fãs de Star Trek.”, comenta o cientista Chao-Yang Lu, do Laboratório Nacional de Ciências Físicas de Heifei, na China.

Bom, ainda estamos um pouco longe de teletransportar humanos, mas já é um começo, não é mesmo? XD

Comments

Advertisement