Connect with us

O que está procurando?

TecnoetcTecnoetc

Destaque

Nokia anuncia seus primeiros smartphones com Android

Em uma mudança de decisão histórica, Nokia decide lançar sua série de smartphones com Android. Mas calma aí que não é bem assim… Saiba mais em:

Quem conhece o TECNOetc de longa data sabe que eu vivo falando que a Nokia deveria deixar um pouco do orgulho de lado e investir na plataforma Android também. Finalmente então a Nokia mudou de ideia e decidiu lançar seu primeiro aparelho com o sistema da Google!

Anunciada na MWC 2014 (Mobile World Congress 2014), a série Nokia X trás três novos aparelhos para o portfólio da empresa: X, X+ e XL. Mas para ser sincero, não sei se é algo para se animar muito. Digo isso porque todos eles vem com Android 4.4 KitKat, mas a interface do sistema foi totalmente modificada a ponto de nem parecer mais Android. Ele ficou bem semelhante ao Windows Phone, inclusive. E isso é ruim? Nem tanto. O maior problema para mim foi o fato de que eles não possuírem a Play Store, a lojinha presente no sistema. Pois é, a Nokia novamente insiste em fazer uma coisa própria e decidiu substituir pela Nokia Store. Tudo em busca de uns trocados a mais. O problema é que isso limita absurdamente a quantidade de aplicativos presentes no smartphone. Bola fora legal. Nem os aplicativos do Google como Google Maps e Gmail estão no aparelho.

Voltando aos aparelhos, eles serão mid-end, ficando entre os básicos da série Asha e os Lumias top de linha. O Nokia X e X+ são bem parecidos no geral, tendo tela de 4 polegadas (800 x 480), processador Dual Core Snapdragon de 1GHz, bateria removível de 1500 mAh, câmera de 3MP, 4GB de espaço interno, slot para microSD e dual chip. A única diferença é a memória: o X vem com 512MB e o X+ vem com 768MB. Uma diferença bem minúscula, eu diria, tanto que o valor deles difere em apenas 10 euros. Adivinha qual deverá ficar encalhado? O XL parece mais robusto mas no geral é o mesmo aparelho também. As configurações são as mesmas do X+, mas a bateria aumento para 2000 mAh e a tela passou a ser de 5 polegadas (com a mesma resolução da de 4).

Até o momento só foram revelados os preços europeus, mas já dá para ter uma ideia de quanto eles custarão por aqui. O Nokia X custará 89 euros, o X+ 99 euros e o XL 109 euros. Sinceramente, pela diferença mínima de preço eu pegaria o XL logo de cara. E tenho que admitir, os valores estão excelentes. Com esse preço dá para competir no mercado facilmente, mesmo sem ter a Play Store (o que eu diria que é o ponto mais negativo da nova série).

É bom ver a Nokia finalmente se enveredando pelo mundo do Android, mas para fazer desse jeito mais ou menos, talvez fosse melhor que se dedicasse ao Windows Phone. Mas enfim, é um começo, pelo menos. Só não quero ver reclamações depois se os celulares não venderem o que deveriam.

E vocês, o que acharam da nova série de celulares da Nokia? Veja a nossa opinião no TECNOetc Drops:

Comments

Advertisement